
O caso é que quando pensamos em animais antropomorficamente inteligentes, as primeiras espécies que nos vêm à memória são provavelmente os golfinhos, os chimpanzés, ou talvez nossos inseparáveis parceiros: os cães ou os gatos. No entanto, poucos são os que costumam nomear outras classes de inteligência como os polvos ou os protagonistas de desse artigo: os corvos.
É verdade que há muito tempo, já presentes nas fábulas de Esopo, os corvos sempre foram considerados animais astutos e hábeis. Mas a realidade, como costuma acontecer frequentemente, resulta bem mais fascinante do que aquilo que os contos e mitos nos oferecem. Por trás da imagem de ladrões sibilinos e oportunistas proporcionado pela ficção e lenda, se encontra uma das inteligências mais surpreendentes que existem no reino animal.
Nas últimas décadas os biólogos colocaram a prova a destreza e recursos de numerosas espécies de corvídeos e os resultados foram estampar as capas das revistas científicas mais prestigiadas do mundo, até ao ponto de que se converteram na primeira demonstração de animais não primatas capazes de fabricar ferramentas.
Veja o vídeo explicando a experiência feita com o corvo "007":
0 comentários:
Postar um comentário