About

terça-feira, 30 de julho de 2013

Artigo: Alterações nos atributos de um Latossolo Vermelho-amarelo irrigado com água de reúso

Autores: Antonio C. T. Varallo, Letícia Carvalho, Bruno L. Santoro e Claudinei F. Souza
Periódico: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental
Ano de Publicação: 2010

Petiano Responsável: Gizele Martins


Utilização de efluente de esgoto tratado na agricultura
O artigo tem por objetivo avaliar a reutilização de efluentes de esgoto tratados, a fim de sanar um dos problemas enfrentados pela agricultura, que é falta de fontes de água para a irrigação. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo estudar a utilização do efluente de esgoto tratado em um Latossolo Vermelho, de modo a avaliar as alterações dos atributos físico-químicos deste Latossolo. De acordo com o resultado, após a aplicação no solo, da água de reúso, houve a redução de nitrato, potássio e valores da condutividade hidráulica saturada e aumento das concentrações de sódio, ferro, manganês, zinco e condutividade elétrica. Desta forma, pode-se concluir, que a utilização de água de reúso para a agricultura deve ser feita de forma racional, sempre acompanhada e monitorando-se principalmente a elevação do teor do íon sódio.

Para visualização completa do artigo clique aqui.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

PALESTRA: "De quem é esta casa? A História Ambiental e o ensino de Ecologia"


Nesta quinta (25/07) o PET - Ecologia com o projeto de grupo de estudos em ecologia (OIKOS) promove a palestra "De quem é esta casa? A História Ambiental e o ensino de Ecologia", a qual será ministrada pelo Prof. Leonardo de Bem Lignani, professor do CEFET/RJ. Não perca essa oportunidade e compareça às 18h30. As inscrições são gratuitas!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Artigo: O Ecodesign no setor moveleiro do Rio Grande do Sul

Autores: Claudio Senna Venzke Luis Felipe Machado do Nascimento
Periódico: Revista Eletrônica de Administração
Ano de Publicação: 2002

Petiano Responsável: Bianka Oliveira


Móveis fabricados dentro dos conceitos de Ecodesign
A crescente preocupação com a melhor qualidade do meio ambiente, seja por força da legislação ou pela conscientização da população, faz com que surjam novas técnicas que auxiliam as empresas a participarem ativamente da construção de um modelo de produção ambientalmente sustentável e economicamente viável. Dentre estas novas técnicas, destaca-se a aplicação dos conceitos do Ecodesign, que propõem a integração dos aspectos ambientais no projeto de novos produtos. Este artigo mostra como empresas do setor moveleiro do RS tratam as questões ambientais, identificando práticas e posturas associadas ao Ecodesign, além de apontar alternativas tecnológicas para uma melhor adequação das empresas em termos ambientais. Mostrando que há um grande potencial para implantação de técnicas que causem menor impacto ao meio ambiente, pois já são utilizadas algumas que podem ser relacionadas ao Ecodesign, mas ainda não são exploradas plenamente pelas empresas pesquisadas.

Para visualização completa do artigo clique aqui.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Artigo: Risco climático da cana-de-açúcar cultivada na região Nordeste do Brasil

Autores: Vicente de P. R. da Silva, Sonaly D. de Oliveira, Carlos A. C. dos Santos & Madson T. Silva1
Periódico: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental
Ano de Publicação: 2012

Petiano Responsável: Ana Karla Nobre Dias

Este estudo avalia os impactos das alterações climáticas sobre o zoneamento agrícola de risco climático da cultura da cana-de-açúcar cultivada na região Nordeste do Brasil, baseado nos relatórios do IPCC. Combinado com técnicas de geoprocessamento (SIG) o modelo de balanço hídrico foi utilizado para identificar as áreas da região de estudo nas quais a cultura poderá sofrer restrições de rendimento devido às mudanças climáticas. Os dados utilizados no estudo foram as séries históricas de precipitação com no mínimo 30 anos de dados diários, coeficientes de cultura, evapotranspiração potencial e duração do ciclo da cultura. 

Para visualização completa do artigo clique aqui.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Artigo: Colonização Micorrízica em plantios de Eucalipto.

Autores: Daniela Tiago da Silva Campos, Marliane de Cássia Soares da Silva, José Maria Rodrigues da Luz, Rosenval Junior Telesfora e Maria Catarina Megumi Kasuya
Periódico: Revista Árvore
Ano de Publicação: 2011

Petiano Responsável: Élyda Passos

Hifas fúngicas nas células radiculares (micorriza arbuscular).
A associação micorrízica é advinda da relação simbiótica entre os fungos presentes no solo e a maioria das raízes das plantas. O eucalipto possui a capacidade de se associar com dois tipos de micorrizas, a micorriza arbuscular e a ectomicorriza. 

Este trabalho objetivou avaliar a taxa de colonização por fungos micorrízicos arbusculares (MA) e ectomicorrízicos (ECM) e o número de esporos de fungos micorrízicos arbusculares em plantios comerciais de Eucalyptus grandis e Eucalyptus urophylla, com diferentes idades e manejos, no período de dezembro de 2002 a fevereiro de 2004, na região leste de Minas Gerais, Brasil. 

Em todas as coletas e em todas as idades dos plantios, foram encontradas MA, e ECM e a média geral da colonização por fungos micorrízicos arbusculares (FMA) foi de 26%. O número médio de esporos desses fungos foi de 374,7 por 100 g de solo e a colonização por fungos ectomicorrízicos (FECM) de 20,2%. As maiores porcentagens de colonização por FECM foram observadas em áreas de plantios mais jovens, enquanto a sua maior diversidade foi observada nas áreas de plantios mais velhos. Concluiu-se que a época de coleta, a idade do plantio e o manejo do solo afetam a colonização micorrízica e também a diversidade de fungos ECM.

Para visualização completa do artigo clique aqui.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More