About

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Artigo: Reflorestamento de manguezais e o valor de resgate para o sequestro de carbono atmosférico


Autores: Sérgio de Mattos Fonseca e José Augusto Drummond
Periódico: Avaliação: História, Ciências, Saúde - Manguinhos
Ano de Publicação: 2003
Petiano Responsável: Bianka Oliveira



O artigo aborda a importância ecológica e socioeconômica de projetos de reflorestamento de manguezais, levando em consideração o sequestro de carbono atmosférico que esse ecossistema pode realizar.
Fig.1. Reflorestamento de manguezais

Os autores descrevem um projeto em andamento nos manguezais de Niterói – RJ, baseado em ações e observações a serem feitas na orla da laguna de Itaipu. Esse projeto recebe dados do projeto Manguezais de Niterói (eleito pela revista Super Interessante (jun. de 2002), da Editora Abril, um dos três melhores projetos do país na categoria Flora/Ong, no prêmio SuperEcologia 2002) que atua no plantio, monitoramento de áreas plantadas, vistorias semanais e atividades de educação ambiental.

Os manguezais vêm sendo cada vez mais devastados graças ao avanço populacional e a busca por recursos naturais, sendo assim, as iniciativas para uma restauração ou até mesmo a criação de novas áreas são de extrema relevância, uma vez que haverá benefícios e beneficiários.

O projeto visa ser um guia para próximos projetos de reflorestamento de ecossistemas costeiros degradados e contribuir numa metodologia para medir o sequestro de carbono atmosférico em projetos de ação climática, numa tentativa de reduzir os problemas causados pelo efeito estufa.


Para leitura completa do artigo clique aqui: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v10n3/19313.pdf

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Evento: 1ª Jornada de Fisiologia Vegetal - UFRPE


Nos próximos dias 4, 5 e 6 de março, será realizada, na UFRPE, a 1ª Jornada de Fisiologia Vegetal que visa reunir pesquisadores, professores e alunos envolvidos com as áreas de Biologia, Veterinária e afins. O evento ocorrerá no auditório da Pró-Reitoria de Atividades de Extensão (PRAE).
A proposta é de que a 1ª Jornada de Fisiologia Vegetal se configure como um espaço para fortalecer a temática e aprofundar sua compreensão. A iniciativa é do grupo UFRPE Project (UP), e as inscrições podem ser realizadas no Diretório Acadêmico de Economia Doméstica,  ao lado do Restaurante Universitário (RU), entre as 12h às 13h.

Acesse a programação e mais informações no site:, peloFacebook – UFRPE PROJECT ou pelos telefones: (81) 8419 7033/ 8235 3107. 

Palestra: A importância de padronização espacial em levantamentos da biodiversidade

Amanhã (27), ocorrerá a palestra intitulada " A importância de padronização espacial em levantamentos da biodiversidade", tema bastante importante para estudos em Ecologia. A palestra será ministrada pelo Dr. William Magnusson, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), às 10h, no Anfiteatro 13, na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mais informações: http://tinyurl.com/ecoevol ou http://www.facebook.com/EcoEvolUFPE

                               

Artigo: O uso do bioindicador Daphnia similis para a avaliação da toxicidade em água bruta captada em estação de tratamento para consumo humano

Resumo por: Ana Karolina.

Os mais variados tipos de atividades antrópicas tem ação poluidora sobre os corpos hídricos utilizados para o abastecimento público, apresentando graves reflexos na qualidade das águas, com altos custos econômicos e sociais, torna-se necessário buscar alternativas que ampliem o conhecimento dos impactos que ocorrem em nossos recursos hídricos. O bioensaio é um dos parâmetros mais utilizados para estudos da qualidade da água por vários órgãos ambientais no mundo. Testes de toxicidade são empregados no biomonitoramento, por serem métodos mais sensíveis na detecção de diversos impactos, determinando a capacidade que os mesmos têm de afetar negativamente os processos fisiológicos dos organismos abrangendo uma grande variedade de substâncias em um único ensaio. 
O trabalho objetivou analisar a toxicidade aguda em Daphnia similis, presente na água bruta captada no Rio Paraíba do Sul, São Paulo, a ser tratada em uma Estação de Tratamento de Água (ETA) do tipo convencional, para o consumo humano, permitindo a melhoria da qualidade da água servida e com isso demonstrar também a importância do uso dos testes de toxicidade na detecção de problemas advindos das fontes de captação, em comparação com os parâmetros físico-químicos.

Comentário do Petiano:
Este trabalho mostra claramente como  a utilização do microcrustáceos da espécie Daphnia similis como biomonitor é uma excelente opção para avaliar o impacto ambiental e qualidade da água, os resultados obtidos foram compatíveis com os resultados dos testes físicos e químicos.

Para acessar o trabalho completo, clique aqui.

Artigo: A importância da Leishmaniose Visceral canina para a saúde pública: uma doença reemergente

Fonte: Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, 2009.
Autores: NOGUEIRA, José Luiz; SILVA, Marcos Vinícius Mendes; PASSOS, Cristiane Carlin; AMBRÓSIO, Carlos Eduardo.

Resumo por: Acácia Xavier

A Leishmaniose visceral (*Calazar) é uma doença parasitária com ampla distribuição mundial. No Brasil é considerada reemergente e em expansão. Protozoários do gênero Leishmania são os agentes causais desta doença.
A doença acomete o homem e outras espécies animais, principalmente cães. O diagnóstico é baseado em métodos parasitológicos, sorológicos e moleculares. Em decorrência do crescimento dos centros urbanos e das dificuldades socioeconômicas, a doença não se encontra apenas nas florestas, avançando para a periferia dos grandes centros urbanos. 
Neste artigo, há a descrição sobre a doença e a ênfase na sua importância perante a saúde pública.

*nome popular.
Para conferir o artigo completo, clique aqui.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Artigo: Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo

Autores: Pedro Roberto Jacobi
Periódico: Educação e Pesquisa
Ano de Publicação: 2005
Petiano Responsável: Anderson Coutinho


A multiplicação dos riscos, em especial os ambientais e tecnológicos de graves consequências, é elemento chave para se entender as características, os limites e as transformações da nossa modernidade. É cada vez mais notória a complexidade desse processo de transformação de uma sociedade cada vez mais não só ameaçada, mas diretamente afetada por riscos e agravos socioambientais. Os riscos contemporâneos explicitam os limites e as consequências das práticas sociais, trazendo consigo um novo elemento, a “reflexividade”. A sociedade, produtora de riscos, torna-se crescentemente reflexiva, o que significa dizer que ela se torna um tema e um problema para si própria.  
Fig. 1. Exercite a reflexividade
O conceito de risco passa a ocupar um papel estratégico para o entendimento das características, dos limites e das transformações do projeto histórico da modernidade e para reorientar estilos de vida coletivos e individuais. Num contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, isso envolve  um conjunto de atores do universo educativo em todos os níveis, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento e a sua capacitação numa perspectiva interdisciplinar. Os educadores têm um papel estratégico e decisivo na inserção da educação ambiental no cotidiano escolar, qualificando os alunos para um posicionamento crítico face à crise socioambiental, tendo como horizonte a transformação de hábitos e práticas sociais e a formação de uma cidadania ambiental que os mobilize para a questão da sustentabilidade no seu significado mais abrangente.
Para leitura completa do artigo clique aqui:    http://www.scielo.br/pdf/%0D/ep/v31n2/a07v31n2.pdf  





quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Artigo: Estimativa do saldo de radiação em girassol como função da radiação solar global.Fi



Autor: Arno B. Heldwein1, Ivan C. Maldaner2, Sidinei Z. Radons3, Luis H. Loose1, Dionéia D. P. Lucas1 & Fernando D. Hinnah1
Ano de Publicação: 2011
Petiano responsável: Ana Karla


Fig. 1. O girassol (Helianthus annuus L.).
Durante os anos de 2007, 2008 e 2009, foi estudado na Universidade Federal de Santa Maria a estimativa do saldo de radiação (Q*) a partir da radiação solar global incidente (Rg) sobre os dosséis de plantas de girassol. Tanto para o girassol quanto para as demais culturas, a radiação solar golbal (rg) tem elevada importância na produtividade, visto que afeta diretamente a quantidade de carboidratos resultantes da fotossíntese, além de que outros processos relacionados à planta e ao ambiente dependem dessa fonte de energia, tais como a transferência de água da superfície para a atmosfera, o aquecimento e resfriamento do ar e do solo, assim como o processo de evapotranspiração.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Transposição do rio São Francisco para o nordeste semiárido do Brasil: dados técnicos, impactos ambientais e enquete sobre o volume transposto.


 
 
 
 
 
 
 
 

A transposição do Rio São Francisco, uma das maiores obras de engenharia do Brasil de todos os tempos, cortará uma extensa região agrícola de dimensões continentais, envolvendo temas de caráter multidisciplinar, como impactos ambientais, água, solo, irrigação, outorga de água e outros. Devido a sua importância, incorporou-se a partir de 2005 o tema a uma disciplina denominada Poluição e Impactos ambientais, UFSCar. Mesmo antes das apresentações verificava-se forte oposição. Preliminarmente, o objetivo do trabalho foi levantar os principais dados técnicos e impactos ambientais, culminando com uma análise crítica sobre a obra.
Rio São Francisco
Fig.1.Transposição do Rio São Francisco motiva discussões e disputa política.
O segundo objetivo constituiu-se em detectar no público participante das exposições os três aspectos mais relevantes que causavam oposição, concluindo-se pelas seguintes razões: a pressuposição de que o volume de água a ser transferido seria muito maior do que na realidade se propõe no projeto; o desconhecimento de outras obras de transposição em operação no Brasil e a ideia de que o canal artificial teria largura muito maior do que o proposto. Quanto ao item volume a ser transferido, levantaram-se quantitativamente os valores imaginados pelos participantes em quatro apresentações (cursos de graduação-2, curso de pós-graduação-1 e apresentação pública externa-1). Verificou-se diferença significativa entre o valor pressuposto e o real do projeto, segundo o teste t, para cada levantamento, resultando média geral 14 vezes maior que o proposto. Concluiu-se que a reação à implantação do projeto, deve-se em parte, ao desconhecimento com tendência a superestimar a ordem de grandeza do impacto ambiental.
 
Para leitura completa do artigo clique aqui: http://ref.scielo.org/bsgd5j







Autores: Rubismar Stolf; Sonia M. de S. Piedade; Jair R. da Silva; Luiz C. F. da Silva; Miguel Â. Maniero.
Periódico: Avaliação: Revista Engenharia Agrícola
Ano de Publicação: 2012
Petiana responsável: Aisy Porfirio. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More