Autores: Sérgio de Mattos Fonseca e José Augusto Drummond
Periódico: Avaliação: História, Ciências, Saúde - Manguinhos
Ano de Publicação: 2003
Petiano Responsável: Bianka Oliveira
O artigo aborda a importância ecológica e socioeconômica de projetos de reflorestamento de manguezais, levando em consideração o sequestro de carbono atmosférico que esse ecossistema pode realizar.
Fig.1. Reflorestamento de manguezais |
Os autores descrevem um projeto em andamento nos manguezais de Niterói – RJ, baseado em ações e observações a serem feitas na orla da laguna de Itaipu. Esse projeto recebe dados do projeto Manguezais de Niterói (eleito pela revista Super Interessante (jun. de 2002), da Editora Abril, um dos três melhores projetos do país na categoria Flora/Ong, no prêmio SuperEcologia 2002) que atua no plantio, monitoramento de áreas plantadas, vistorias semanais e atividades de educação ambiental.
Os manguezais vêm sendo cada vez mais devastados graças ao avanço populacional e a busca por recursos naturais, sendo assim, as iniciativas para uma restauração ou até mesmo a criação de novas áreas são de extrema relevância, uma vez que haverá benefícios e beneficiários.
O projeto visa ser um guia para próximos projetos de reflorestamento de ecossistemas costeiros degradados e contribuir numa metodologia para medir o sequestro de carbono atmosférico em projetos de ação climática, numa tentativa de reduzir os problemas causados pelo efeito estufa.