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terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Artigo: Prática pedagógica sobre reciclagem: experiência no semiárido pernambucano

Autores: Isabela Regina Wanderley Steuer(isabelasteuer@gmail.com); Josilaynne Maria da Silva (josilaynnesilva@gmail.com); Thiago Emanoel Pereira da Silva (thiago_pe@ig.com.br); e Juliene Karine (juliene.nascimento@gmail.com).


Publicação: Conferência da Terra
Ano: 2012

Resumo:

As questões ambientais ganharam forte importância quando as pessoas começaram a perceber com mais criticidade o quanto os recursos naturais estão impactados devido à ação antrópica. Por isso, para o ser humano coexistir com a natureza devem ocorrer mudanças diretas e indiretas de filosofia de vida, de práticas no cotidiano mais sustentáveis e até mesmo uma mudança no modelo político, econômico, social e, principalmente ambiental, de sociedade e que tenham o principal objetivo de preservar os recursos naturais ainda existentes para as presentes e futuras gerações. A reciclagem, nesse contexto, torna-se de fundamental importância, sendo uma das formas de minimização dos resíduos que seguirão para a destinação final, especialmente se tratando de resíduos domésticos. O presente trabalho tem por finalidade descrever uma prática pedagógica desenvolvida numa ação de sensibilização ambiental com as crianças da comunidade rural Poço da Cruz, localizada no município de Ibimirim, no Estado de Pernambuco. Esta atividade teve como foco a importância e os benefícios da reutilização de materiais recicláveis pelos munícipes. Estes materiais, presentes no cotidiano, foram retrabalhados em oficinas, de forma lúdica, divertida e criativa, considerando a cultura local como elemento norteador, agregando tal elemento no trabalho criativo. 


Palavras-chaves: Reciclagem; Semiárido Pernambucano; Questão Ambiental. 


Abstract 


Environmental issues have gained strong importance when people began to realize how much more critical natural resources are impacted due to anthropogenic activities. So for humans coexist with nature should be changes direct and indirect philosophy of life, in everyday practices more sustainable and even a change in the model political, economic, social and especially environmental, society and have the main objective of preserving natural resources still exist for present and future generations. Recycling in this context, it is of fundamental importance, being one of the ways of minimizing waste that will go to the final destination, especially when dealing with household waste. This paper aims at describing a pedagogical practice developed an action environmental awareness with the children of the rural community Pit Cross, located in the municipality of Ibimirim in the state of Pernambuco. This activity focuses on the importance and benefits of reuse of recyclable materials by householders. These materials present in everyday life, were reworked in workshops, in a playful, fun and creative, considering the local culture as a guiding element, adding this element in creative work. 


Keywords: Recycling; Semiarid Pernambucano; Environmental Issue. 


Introdução 


Na era moderna, com o advento do processo de industrialização, o desenvolvimento da sociedade capitalista e a explosão do crescimento populacional mudaram a configuração da presença humana no planeta e de sua apropriação de recursos naturais (EL-DEIR et al., 2009). Hardin (1968) relacionava o crescimento demográfico com a chamada “Tragédia dos Comuns”, apontando que a sociedade cuida de suas propriedades privadas ao passo que contaminam ou devastam os espaços públicos, sendo necessário, portanto, a expansão dessas para o controle populacional, perfazendo-se assim o mercado atuante e o lucro. Ou ainda mais profundada a discussão colocada por McCay e Acheson (1987), quando ressalta a questão dos comuns, onde todos acabam por sofrer as consequências de um ato de um grupo. Nas questões socioambientais emergentes, um pensar global precisa tomar lugar do individualismo pseudomoderno. Assim a forma e as proporções da relação do homem moderno com o ambiente passaram a gerar problemas ambientais específicos (CARVALHO, 2004). 

É de suprema necessidade que para o ser humano coexistir com a natureza ocorram mudanças diretas e indiretas de filosofia de vida, de práticas no cotidiano mais sustentáveis e até mesmo uma mudança no modelo político, econômico, social e, principalmente ambiental, de sociedade e que tenham o principal objetivo de preservar os recursos naturais ainda existentes para as presentes e futuras gerações. Esta assertiva está alinhada a visão do Relatório de Brundtland, da Comissão das Nações Unidas para o Meio Ambiente (CNUMA, 1991), que preconiza que a sustentabilidade vislumbra suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas. Com isso, tem-se a consciência da necessidade de preservar o meio ambiente, pois a espécie humana está fortemente relacionada a este, dependendo desse para sobreviver. 

A acelerada destruição dos recursos naturais do Planeta Terra compromete a sustentabilidade da relação homem-natureza. Nesse sentido, no que tange a resíduos sólidos, adota-se o conceito dos 3R, que serve para produzir mudanças impeditivas da degradação ambiental: Reduzir, diminuindo a quantidade de lixo produzido, Reutilizar, descobrindo novas utilidades aos materiais considerados inúteis, Reciclar, no sentido de dar “nova vida” aos materiais. São maneiras dinâmicas de despertar a consciência quanto ao sentimento de pertencimento à nossa terra e preservação ambiental (SILVA et al, 2012). 

Uma forma de promover essa mudança de filosofia de vida é a adoção de práticas educativas (EL-DEIR et al., 2009), as quais visam despertar a atenção para das civilizações para a degradação potencial do meio ambiente e demais questões ambientais, como a problemática da destinação inadequada dos resíduos sólidos. Neste sentido a reciclagem apresenta-se como tratamento de impacto positivo, auxiliando no processo de sensibilização quanto a responsabilidade socioambiental (SILVA et al., 2011). 

Para ajudar na sensibilização é possível associar os sentidos dos processos de 3R à temática de contos folclóricos e datas culturais, levar a reflexão e início de nova fase da vida, dar novas formas de utilidades e empregar de outras maneiras os materiais, considera-se sempre a cultura local e seus costumes. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma das experiências de educação ambiental em forma de oficina, realizada na escola Simão Izídio de Souza, na comunidade rural de Poço da Cruz, Município de Ibimirim, região do semiárido de Pernambuco. Esta ação foi realizada durante a Campanha Páscoa Solidária 2012, ação de Responsabilidade Social Universitária (RSU), promovida anualmente pelo Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental em Pernambuco (Gampe), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 


A Questão Ambiental 

Dentre as reflexões que a atualidade impõe, encontra-se a questão ambiental. A problemática em torno do meio ambiente gerou mudanças globais em sistemas socioambientais complexos que afetam as condições de sustentabilidade do planeta, propõe a necessidade de internalizar as bases ecológicas e os princípios jurídicos e sociais para a gestão democrática dos recursos naturais (LEFF, 2001). 

As questões ambientais ganharam forte importância no fim dos anos 80, quando as pessoas começaram a perceber com mais criticidade o quanto os recursos naturais estão impactados devido a ação antrópica (MARODIN, 2004). Estes devem ser tratados de forma global, pois afetam a vida das gerações atuais e seus reflexos para as futuras. Nesse sentido, forma-se um movimento social que expressa as problemáticas relacionadas aos "riscos de grande consequência", exige-se a participação de todos os indivíduos (LONDERO; SEBRAE, 2004). 

Atualmente, os principais debates e decisões políticos, econômicos e sociais da sociedade em relação às questões de meio ambiente são as seguintes (SEBRAE, 2004): 

• motivos e consequências do aumento da temperatura da Terra; 

• a poluição, a distribuição irregular e o desperdício da água doce no planeta; 

• a fragmentação dos ecossistemas e a consequente diminuição da biodiversidade; 

• a contaminação dos alimentos consumidos pelo homem e pelos animais; 

• a contaminação dos oceanos e o esgotamento dos seus recursos; 

• a perspectiva de esgotamento dos recursos naturais não renováveis; 

• a desertificação e a degradação dos solos agricultáveis; 

• a contaminação do solo e das águas subterrâneas por depósitos inadequados de resíduos; 

• o aumento das doenças causadas pela contaminação do solo, do ar e da água, pelo desequilíbrio que o desmatamento gera na reprodução de vetores de doenças endêmicas (ratos, mosquitos), pela falta de saneamento básico e pelas habitações inadequadas; 

• os padrões insustentáveis de produção e consumo da sociedade. 

Pode-se dizer, de forma simplificada, que o questionamento ambiental é um canal de abertura para a participação sociopolítica, eleva as possibilidades de influência das classes e estratos diversos da sociedade no processo de formação e tomada de decisões políticas (LONDERO, 1999 apud PAIXÃO, 2012). Estas discussões concentram-se no debate da forma e das consequências das atividades de exploração do homem no que se refere aos recursos naturais e na elaboração de ações alternativas, na tentativa de delinear proposições que modifiquem o cenário global, elevando a qualidade ambiental do meio ambiente e direcionado ao uso antrópico parcimonioso dos recursos naturais. 

A Necessidade de Práticas Educativas Socioambientais 

As práticas educativas são baseadas em um compromisso de cidadania, fomentado pelas ações de educação ambiental e podem contribuir para a reconstrução de uma sociedade mais responsável e ponderada em suas ações. Para lidar com as questões ambientais é preciso mudar a forma de lidar com o ambiente, sendo necessário o desenvolvimento de uma nova concepção do papel do homem em sua relação com o entorno. Esse processo demanda um investimento em educação ambiental (CARVALHO,2004; EL-DEIR, 2012). 

Leonardi (1999) define educação ambiental como processos educativos que tem por objetivo contribuir para a conservação da biodiversidade, para a auto realização individual e comunitária e para a autogestão política e econômica,com o objetivo de promover a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. E mais adiante “a educação ambiental tem sido vinculada à formação da cidadania e à reformulação de valores éticos e morais, individuais e coletivos, necessários para a continuidade da vida no planeta”. Já a Política Nacional de Educação Ambiental, estabelecida pela Lei 9795/99, define como “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”, sendo compreendida como parte integrante do processo educacional (BRASIL, 1999). 

“O papel da educação ambiental vem no esforço de desenvolver nos cidadãos uma nova mentalidade ambiental, clareando hábitos que implicam em desperdícios de recursos naturais e a contínua degradação da qualidade do meio ambiente, não basta levar à população informação, mas é preciso o fortalecimento de vínculos afetivos e de valores” (CURRY, 2003 apud CARVALHO, 2004). 

Ainda nesse contexto, segundo Melo (2001), a responsabilidade social tem a ver com a consciência social e o dever cívico. A ação de responsabilidade social não é individual, pois ela reflete a ação de uma organização em prol da cidadania. Diante da questão relacionada à responsabilidade social, teórica e conceitual, a abordagem do componente ou forma de atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) assume certo grau de complexidade (CALDERON, 2005). Dessa forma, as instituições de ensino como formadoras de agentes sociais de intervenção devem, além de cumprir o seu papel como instituição de formação na responsabilidade social, promover um ambiente plural na estruturação de seu alunado, em que haja a transmissão dos princípios de responsabilidade social para todos aqueles que estão inseridos na organização (discentes, funcionários, docentes). 


A Reciclagem como Alternativa para a Questão Ambiental 


A Revolução Industrial mudou radicalmente toda a estrutura de produção até então conhecida no mundo. Todos os padrões de consumo também foram modificados, evidenciou o crescimento acelerado nas escalas produtivas e nos hábitos de consumo da população de forma exponencial. A consequência deste modelo incorporado é a imensa geração de resíduos sólidos, ainda dispostos de forma inadequada, como também, a exploração inesgotável dos recursos naturais. 

Em um primeiro momento, ocorre à extração dos recursos naturais para “abastecer” a demanda social, obtendo matéria-prima para a fabricação de produtos para o consumo e depois os resíduos são jogados no lixo. Neste processo, a geração de resíduos cresce em uma proporção que os serviços de limpeza urbana, e até mesmo os lixões, não têm condições de suportar (BARBA, 2002). 

Este observa que a sociedade é levada pelo consumismo exagerado, pregado pelos meios de comunicação, resultando numa geração cada vez maior de rejeitos, principalmente nas práticas que são realizadas comumente no cotidiano. Este modus operandis dificulta, cada vez mais, a mudança de hábitos já consolidados na sociedade. Neste sentido o processo de desmaterialização busca, junto com o 3R, diminuir o uso de recursos e que os produtos não sejam descartados e sim retornem ao ciclo produtivo. 

A reciclagem, nesse contexto, torna-se de fundamental importância, sendo uma das formas de minimização dos resíduos que seguirão para a destinação final, especialmente se tratando de resíduos domésticos. O processo de reciclagem exige menor quantidade de recursos naturais do que o processo industrial da matéria minimiza gastos com a energia e diminui a quantidade de resíduos que seriam dispostos nos lixões (SILVA et al, 2012). 

A conscientização da população a respeito da reciclagem é crescente, constitui um assunto bastante atraente pela variedade de formas na utilização do material, pois depende apenas da aplicação da técnica e da criatividade coletiva e/ou individual. Caso a ideia da reciclagem e da reutilização do papel tenham aceitação nos vários segmentos da sociedade, a consolidação deste processo gerará economia, trabalho e renda para alguns segmentos da sociedade. Também auxilia a minimizar a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários, diminuindo a poluição potencial dos rios, do ar, das derrubadas de florestas e dos gastos com água e energia. Portanto, a reciclagem, essencial para a vida do ser humano, é uma alternativa de desenvolvimento e de sustentabilidade pela sua função social, ambiental e econômica. 

A atividade aqui descrita teve como proposito desenvolver uma ação de sensibilização ambiental com as crianças da comunidade rural Poço da Cruz, localizada no município de Ibimirim, no Estado de Pernambuco. Esta atividade teve como foco a importância e os benefícios da reutilização de materiais recicláveis pelos munícipes. Estes materiais, presentes no cotidiano, foram retrabalhados em oficinas, de forma lúdica, divertida e criativa, considerando a cultura local como elemento norteador, agregando tal elemento no trabalho criativo. 

Para tanto buscou-se demonstrar a importância do reaproveitamento de materiais dando um novo significado, transformando-os em brinquedos e artesanatos da cultura local, de forma simples e extrovertida, promovendo uma reflexão crítica da realidade de seu município; incentivar a criatividade, desenvolver habilidades e coordenação motora das crianças na confecção dos materiais de baixo custo e estimular, desde a infância, o consumo consciente e a responsabilidade social e ambiental e a preservação dos recursos naturais e da necessidade da mudança de hábitos rotineiros visando à conservação do meio ambiente. 



Metodologia 


Caracterização da Área 


As oficinas foram realizadas no município de Ibimirim, na Escola Municipal Simão Izídio de Souza, situada na comunidade rural de Poço da Cruz. Este encontra-se na mesorregião do Sertão Pernambucano e microrregião do Sertão do Moxotó. Ibimirim apresenta situação de carência extrema (IBGE, 2010) e a classificação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apresentando Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de 0,566, ocupando o penúltimo lugar no ranking estadual. Está inserido em uma região de carência acentuada, a qual é identificada pelo Ministério de Desenvolvimento Social como um dos Territórios da Cidadania, tendo atenção especial do Governo do Estado de Pernambuco mediante o Programa Integrado de Desenvolvimento Local (PIDL) (SILVA, 2010). 


Desenvolvimento das oficinas 


As oficinas de reutilização de materiais recicláveis e educação ambiental foram realizadas no dia 17 de abril de 2012, contaram com a participação de aproximadamente 80 crianças e foram divididas em dois momentos. 

Momento 1 - Inicialmente foi feita uma apresentação da peça teatral de marionetes chamada “Páscoa Reutilizável” (Figura 1). A peça relata a trama de três personagens durante os preparativos da festa de Páscoa quando são surpreendidos pela visita inusitada do Coelho. Esta atividade buscou fornecer uma breve visão sobre o real significado da Páscoa de forma divertida e infantil, bem como, destacar para o público presente a importância da redução, reutilização e reciclagem dos materiais que geralmente são destinados ao lixo, colaborando para a formação de cidadãos com uma maior sensibilidade do ponto de vista ecológico e social. 




Figura 01 - Apresentação das marionetes na peça Páscoa Reutilizável.




Figura 02 - Porta treco de papel confeccionado na oficina 



Momento 2 - Nesta fase, as crianças foram convidadas a participar do desenvolvimento de brinquedos (Figura 2) e conhecer de forma descontraída e lúdica, as utilidades dos materiais recicláveis do cotidiano. Para isso, foram realizadas duas práticas de educação ambiental de forma extrovertida, utilizou-se dois materiais recorrentes no dia-a-dia (papel e garrafa PET), com o intuito de demonstrar os benefícios do reaproveitamento de materiais e incentivar a criatividade e a responsabilidade socioambiental. 


Resultados e Considerações Finais 


Na execução das oficinas foram incorporados materiais recicláveis. Inicialmente, houve o uso de garrafa pet para fazer portas trecos, reaproveitando o material plástico que seria jogado no lixo, buscou-se aguçar o estímulo, desde a infância, do comprometimento com o meio ambiente e com os resíduos que são gerados pelas atividades de cada dia nas residências. Além disso, incentivou a criatividade, a habilidade e a coordenação motora das crianças na confecção do seu porta treco inspirado na páscoa, pois todas pintaram de forma inventiva as orelhinhas, os olhinhos, as bocas e o narizinho, montando seu coelhinho. 

Com a utilização do papel foi desenvolvida a confecção do porta treco coelhinho da Páscoa. No desenvolvimento desta, a atividade demonstrou a importância do reaproveitamento de materiais com um novo significado, transformou-se papel em artesanato de forma simples e extrovertida, além de promover uma contextualizando com a simbologia da Páscoa. 

O coelhinho da páscoa também foi atribuído como representação dos quatro coletores, como Pontos de Entrega Voluntária (PEV), para reciclagem dos materiais descartados, o que correspondeu à seguinte e respectiva coloração: amarelo (metal), azul (papel), vermelho (plástico) e verde (vidro). As duas oficinas impulsionaram a capacidade criativa e demonstraram que todos os materiais podem ser reutilizados e reciclados, deu-se “nova vida” e renovação para os mesmos, o que ajudou a relembrar o real significado da Páscoa. 

As crianças apresentaram-se claramente satisfeitas com as atividades desenvolvidas durante a execução da oficina, pode-se perceber isso mediante a interação com o trabalho desenvolvido, além do interesse explícito em participar e do compartilhamento de suas experiências com o auxílio dos facilitadores das oficinas. No decorrer da oficina, observou-se uma grande satisfação por parte dos funcionários, pais e alunos da escola. 

O trabalho para a concretização das oficinas, apesar de ter sido árduo e ter apresentado dificuldades próprias, foi bastante gratificante. Também percebermos o impacto positivo de uma simples ação de cunho ambiental em uma realidade tão desassistida. Foi notória a felicidade das crianças em compartilhar o aprendizado e a brincadeira com os brinquedos elaborados a partir dos materiais recicláveis que para alguns pode ser tão pouco, porém para elas foram de grande valor. Além disso, a certeza de contribuir para a educação e melhoria da qualidade de vida das crianças da comunidade beneficiada. 


Referências 


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