Autores: Antônio Fernando Guerra, Pedro Jacobi, Samia Nascimento Sulaiman, Tiago Nepomuceno
Periódico: Revista do Mestrado em Educação Ambiental
Ano de Publicação: 2010
Petiano Responsável: Anderson Coutinho
Aquecimento Global: só a Educação resolve |
Os relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas - IPCC
(Intergovernamental Panel Climate Change – IPCC,), a divulgação pelas
mídias de alguns de seus dados e cenários futuros quanto ao aumento dos
gases do efeito estufa (GEE) e o aquecimento global, os desastres
ambientais revelam diferentes cenários, caso medidas não sejam tomadas
pelos governos e sociedade. Não há mais argumentos científicos negando
que um dos agentes dessas mudanças é o próprio ser humano. Diante dos
efeitos dos fenômenos naturais, convém à espécie humana, também aos
pesquisadores/pesquisadoras e educadores/educadoras ambientais, um olhar
mais atento sobre os efeitos e vulnerabilidades a que todos estamos
expostos diante das mudanças climáticas globais, e os desafios que se
colocam aos educadores para conter e minimizar a crise ambiental que vem
acelerando essas mudanças. O artigo conduz a uma análise e reflexão
sobre a abordagem das questões das mudanças climáticas, a necessidade da
formação da consciência crítica que nos remete à reflexão e ação sobre
os fatos, para transformar essa realidade, em vez da paralisação diante
deles. Comenta como o tema vem sendo discutido na prática educativa em
diferentes países, na Educação Ambiental brasileira e define alguns
pontos necessários a uma proposta educativa que transversalize as
questões das mudanças climáticas no currículo escolar, nos processos de
formação inicial e continuada, e nas práticas sociais.
Para leitura completa do artigo clique aqui: http://www.seer.furg.br/remea/article/download/3397/2062
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