About

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Notícia: S.O.S Gaibu, um socorro necessário

Por: Victor Sacramento


Através da necessidade de reabilitação de uma das praias mais bonitas do Nordeste brasileiro, após um enorme abandono de autoridades e governantes locais, com muita boa vontade e anseio de resolver questões que lhes eram possíveis, alguns membros da comunidade de Gaibu fundaram o S.O.S. Gaibu, projeto ambiental, social e educativo, que vem conquistando cada vez mais seguidores, voluntários e atraído os olhares de alguns curiosos, estudiosos e empresas. 

Praia de Gaibu
O S.O.S. Gaibu começou de maneira despretensiosa com ações ambientalistas, onde à princípio um pequeno grupo confeccionou placas educativas e as distribuiu na praça de Gaibu. Satisfeitos com os resultados e motivados pela necessidade de mudança, o grupo resolveu investir em mais ações, como a de coleta de lixo na praia e eventos para arrecadar fundos para os materiais utilizados nestas ações. 

"Justiça com as próprias mãos", assim poderíamos, também, definir o S.O.S. Um projeto inteiramente não governamental, movido apenas pela insatisfação dos moradores locais e nativos que já viveram melhores tempos em uma praia tão admirada e ao mesmo tempo tão esquecida justamente por quem, teoricamente, tem maiores condições para trabalhar em prol do meio ambiente e da cidadania de qualquer bairro: o poder público. 

Após entender que essas ações funcionam, o S.O.S. Gaibu tem hoje como sua maior causa a conscientização e educação das pessoas que frequentam a praia, turistas ou moradores. Resolver o problema pela raiz e não apenas remediá-lo. Dar o exemplo através da união e chamar a atenção do poder público simplesmente agindo. Dessa maneira, o S.O.S. conquistou novos adeptos, mais de 2.500 seguidores em redes sociais, grupos de ações criados e coordenados para vários setores diferentes, todos com o mesmo objetivo, o de revitalizar, preservar e respeitar a praia e o meio ambiente. 

O S.O.S. oferece oficinas de confecção de materiais recicláveis que acabam auxiliando na própria ornamentação da praças e são peças de extrema utilidade para manter a praia limpa e sem lixo no chão. Ocorrem ações de coleta na orla (quase sempre aos domingos) e reuniões com membros do grupo uma vez por semana. 

O objetivo é promover cada vez a cultura da preservação e fechar parcerias com interessados para que o projeto continue crescendo e ganhando mais seguidores, admiradores e pessoas dispostas a ajudar. Assim é feito o S.O.S. Gaibu, vontade e determinação dos que querem mudar e manter a mudança para melhor, ação de alguns onde todos ganham. 

Quem quiser conhecer o cronograma de eventos e ações, visite, curta e compartilhe a página do S.O.S Gaibu no facebook: www.facebook.com/sosgaibu.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More