About

segunda-feira, 11 de abril de 2016

NOTÍCIA: Projeto monitora onça em gestação em reserva florestal no Amazonas

Caros ecoleitores, recentemente foram descobertas mais duas onças na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá no Amazonas. Estes espécimes foram marcados com colares munidos de GPS a fim de analisar a movimentação dos bichos na mata.

Um dos animais encontrados estava prenhe, logo, será possível observar o desenvolvimento das crias e da mãe nos períodos pré-parto e de cuidado parental.

Onça descansando na copa da árvore. 
Uma das características que já foi observada é que as onças, mesmo na época de cheia, permanecem nas áreas alagadas. A época de cheia corresponde de 3 a 5 meses e durante esse período as onças passam a viver nas copas das arvores nadando de uma arvore a outra, se alimentando de jacarés, macacos e bichos-preguiça.

A observação dos animais é parte do Projeto Iauaretê, do Instituto Mamirauá. Esse projeto também envolve outros esforços com objetivos de conservação. Por exemplo o turismo ecológico que se desenvolve juntamente aos moradores da região. Um dos moradores afirma que antes as onças eram vistas como um perigo aos moradores e que por isso quando eram vistas a reação mais comum era mata-las, e hoje esse pensamento foi revertido. Atualmente os moradores tem consciência que o felino em questão encontra-se em risco e que é necessária sua preservação.

A conservação deste felino, símbolo nacional, deve ter apoio da população e esse apoio precisa ser mediado pela conscientização, que por sua vez é fruto da educação.

Um onça vale mais que 50 reais.

Petiano Responsável: Daniel Mota

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More