Petiano Responsável: Élyda Passos
Caros ecoleitores, a fim de ficar por dentro de estudos recentes acerca da situação hídrica no Brasil?! Então, confiram a notícia abaixo!
Em 18/03 a Fundação SOS Mata Atlântica divulgou os dados do estudo "Análise da Qualidade da Água" desenvolvido em rios, córregos e lagos. Os resultados obtidos foram desanimadores e alarmantes visto a crise hídrica e a real necessidade de novas alternativas para o abastecimento de água. Foram avaliados 111 cursos d’água de cinco estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e Distrito Federal.
Curso d'água |
A água de 21 deles está imprópria para consumo e uso na irrigação da lavoura mesmo após o tratamento. A metodologia envolve a análise de 16 parâmetros, entre eles, nível de oxigênio, fósforo, aspecto visual. Da amostragem total, 61, 8% foram considerados de qualidade regular e apenas 15% de boa qualidade, sendo esses localizados em áreas protegidas e com matas ciliares preservadas em seu entorno.
Outro fator que agrava ainda mais a qualidade da água é o desmatamento. Sem vegetação em suas margens, as nascentes perdem sua proteção natural contra resíduos vindos da agricultura e outras atividades econômicas. "A falta da cobertura florestal é um risco para os rios", alerta Malu Ribeiro. "Não há água sem floresta, nem floresta sem água".
Fonte: Planeta Sustentável
0 comentários:
Postar um comentário