Autores: Walfrido Moraes Tomas; Zilca Campos; Arnaud Leonard Jean Desbiez; Danilo Kluyber; Paulo André Lima Borges; Guilherme Mourão
Periódico: Tropical Plant Pathology. Vol. 35, 1, 016-025, 2010
Petiano Responsável: Ana Carolina Oliveira
Caros ecoleitores,
Este ano o Brasil sediou o maior evento futebolístico do mundo: a Copa do Mundo de Futebol. Este evento teve como mascote o tatu-bola, espécie de animal endêmico de nossa fauna, e ela ganhou um maior espaço nos meios de comunicação. Pensando nisto, o econews dessa semana traz um pouco de informação sobre outro tatu da nossa fauna: o tatu-peba.
Tatu-peba (Euphractus sexcintus) |
O comportamento reprodutivo do tatu-peba (Euphractus sexcinctus) é pouco conhecido pois há uma carência de trabalhos com esta espécie. O artigo intitulado “Mating behavior of the six-banded armadillo Euphractus sexcinctus in the Pantanal wetland, Brazil” foi realizado por um grupo de pesquisadores que relatou duas observações do comportamento reprodutivo do E. sexcintus. Observou-se que um indivíduo da espécie, presumi-se macho, perseguia outro indivíduo, presumi-se fêmea. Durante e após a perseguição o presumidamente macho montou no outro indivíduo. Essas observações e outros registros ocasionais indicam que este é o comportamento reprodutivo da espécie. Além disso, foi possível concluir que o período de reprodução da espécie seria entre a estação seca e o início da estação de chuvas no Pantanal. Este artigo apesar de trazer mais algumas informações sobre E. sexcinctus evidencia que é preciso fazer mais estudos e investimentos para se preservar esta espécie.
Para visualização completa do artigo clique aqui.
0 comentários:
Postar um comentário