Autores: Tomás Baptista e Márcia Cristiane Kravetz
Periódico: Revista Meio Ambiente
Ano de publicação: 2013
Petiano Responsável: Jenyffer Gomes
Caros ecoleitores, um plano de gerenciamento em resíduos sólidos é de grande importância para se ter uma adequada gestão e destinação dos resíduos gerados por determinados lugares e instituições.
Diversidade de resíduos sólidos necessita de um bom Gerenciamento de Resíduos Sólidos |
O presente trabalho foi desenvolvido em São Francisco do Sul - SC, inicialmente realizando uma revisão de literatura, sendo posteriormente feito um estudo de caso, este desenvolvido no período de março de 2009 a fevereiro de 2010. Teve como objetivo uma avaliação da aplicação de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) em portos, oferecendo os passos necessários para que se possa desenvolver, implementar e monitorar um PGRS, sendo levantados primeiramente as principais leis e regulamentos que seriam aplicáveis à área de gestão de resíduos sólidos nos portos.
Para elaboração do PGRS se fez necessário um diagnóstico da situação existente, por isso foi feita a identificação das fontes geradoras de resíduos, e quais os resíduos gerados por cada uma das fontes. Posteriormente foi criado um inventario dos resíduos gerados, e cada tipo de resíduo recebeu uma classificação. Passado todos os procedimentos anteriores, realizou-se a análise dos dados, e por fim foi feita a avaliação diagnóstica e criação do Plano de Planejamento de Gestão de Resíduos Sólidos. Após isso, foi visto como deveria se dar a segregação, acondicionamento dos resíduos, coleta, transporte interno, como se daria o armazenamento temporário, destinação final e ainda como seria a aplicação e supervisão deste processo.
Para visualização completa do artigo clique aqui.
0 comentários:
Postar um comentário