About

sábado, 18 de outubro de 2014

Notícia: Em 40 anos, engenheiro brasileiro transformou rochedo em ilha sustentável

Ilha dos Arvoredos, Guarujá - RJ
Na década de 50, Fernando Lee, um engenheiro carioca, começou a construir um “laboratório ao ar livre” numa ilha rochosa no Guarujá (Rio de Janeiro). Este local, chamado Ilha dos Arvoredos, foi pioneira no uso de energia solar, eólica e na captação de água da chuva. Ao sobrevoar a região, Fernando considerou que a ilha poderia ser restaurada com o propósito de difundir e praticar a sustentabilidade, através dos mais variados experimentos.

Lá foram instaladas as primeiras placas de energia solar do Brasil, além de hélices de energia eólica e um sistema de captação, armazenagem, aquecimento e filtragem de água da chuva. Na ilha, há uma casa construída com rochas do próprio rochedo e madeiras de um navio naufragado. A água utilizada na ilha é quase que em sua totalidade, proveniente de chuvas; enquanto experimentos de filtragem de água têm sido analisados. A horta possui plantas nativas da Mata Atlântica, valorizando o bioma, e há um açude que se transformará em criadouro de peixes.

A equipe que utiliza a ilha para experimentos tem o intuito de utilizar o conhecimento adquirido para a sociedade. Segundo André Dias, biólogo que trabalha na ilha, o mais importante não é conseguir apenas a autossuficiência da ilha, mas levar os benefícios da Ilha dos Arvoredos para a humanidade.

Petiano Responsável: Fabiane Santos

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More