About

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Oportunidade: Primeiro Curso sobre Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade do Nordeste

As florestas contribuem com serviços ambientais no valor de U$ 4,7 trilhões, como ciclagem de nutrientes, provisão de matérias-primas, regulação do clima e controle de erosão. É o que afirma o Relatório Preliminar TEEB para o Setor de Negócios Brasileiro (2012). O dado é global, mas essa prática pode ser aplicada em âmbito local. Pensando em fomentar essa iniciativa, o Núcleo de Formação em Ciência & Tecnologia Ambiental do Nordeste lança o curso Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade (The Economy of Ecosystems and Biodiversity-TEEB).


O curso será realizado entre os dias 5 e 9 de novembro, no Auditório do Sindaçúcar, no Recife, e terá abordagens práticas e teóricas. O foco do curso será a porção da Floresta Atlântica mais ameaçada de todo o território brasileiro: a do Corredor de Biodiversidade do Nordeste. O objetivo principal do curso é apresentar de forma prática os principais conceitos e ferramentas que fundamentam o TEEB e,principalmente, como aplicar esses fundamentos em negócios, projetos e políticas públicas de conservação de biodiversidade.


O curso é gratuito e será coordenado pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) e o Environmental Leadership Training Initiative (ELTI), instituição vinculada a Universidade de Yale e ao Instituto Smithsonian de Investigaciones Tropicales. Os interessados deverão colocar seus dados e responder às perguntas da ficha de interesse e enviá-la devidamente preenchida até o dia 24 de outubro para o email nucleo@cepan.org.br. Os organizadores selecionarão 30 pessoas para participar do curso de acordo com o perfil e a relevância que o curso tem na vida profissional dos interessados. A divulgação dos selecionados será no dia 29 de outubro.


TEEB - O estudo da Economia de Ecossistemas e Biodiversidade (TEEB) é uma iniciativa internacional puxada por países do G8 e em desenvolvimento que tenta atrair a atenção dos empreendedores e gestores públicos sobre a importância e benefícios da biodiversidade. O estudo mostra que é possível gerar economia com a conservação da biodiversidade, e que há perdas econômicas, sociais e ambientais quando o meio ambiente é degradado.

Clique aqui para baixar a Ficha de Inscrição!

Fonte: CEPAN

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More