About

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Educação Ambiental: A Educação para o Consumo na Sociedade da Informação


Autores: Telma Domingues da Silva

Periódico: Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 11, n. 3, p. 563-584, set./dez. 2011

Ano: 2012


Este artigo apresenta uma análise de embalagens, materiais que fazem parte do dia-a-dia do sujeito urbano. A autora parte de um questionamento sobre como a embalagem significa o produto de consumo e o sujeito consumidor no Brasil, tendo em vista a discursividade da “responsabilidade socioambiental”, como parte de um conjunto maior de discursos que configurariam as práticas de “educação ambiental” presentes hoje para a formação do cidadão enquanto cidadão mundializado. Produz-se, nesse sentido, uma “comunicação com o cidadão”, no decurso do processo discursivo em que o mercado vai se instituindo no país, ao instituir o consumidor no cidadão. A análise das embalagens e dessa educação ambiental presente nesse material se faz a partir da concepção de consumo enquanto gesto de interpretação (Orlandi, 2001). Ela considera, nesse sentido, o produto, em suas embalagens e publicidade, enquanto um ícone da produção social do consumo, que cresce e se renova constantemente.






Para leitura completa do artigo clique aqui: http://www.scielo.br/pdf/ld/v11n3/a06v11n3.pdf

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More