About

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Artigo: Análise do uso do bioetanol como medida de mitigação e seu impacto no setor hídrico: estudo em uma região canavieira no México

Autores: Inés Josefina Gonzalez Navarro, Blanca Elena Jiménez, María Eugenia Haro, Nidya Aponte.
Periódico: Revista Eletrônica Desenvolvimento e Meio Ambiente
Ano de publicação: 2014

Petiano Responsável: Jenyffer Gomes

Caro leitores, a redução na utilização de combustíveis que geram altas taxas de gases do efeito estufa tem se tornado cada vez mais comum. Agora estão entrando cena os biocombustíveis, mas será que eles fazem tanto bem para o meio ambiente como se é esperado?

 Será que os biocombustíveis fazem tanto bem para o meio ambiente como se é esperado?

Devido a grande emissão de gases do efeito estufa por meio dos combustíveis usuais, foram desenvolvidos os biocombustíveis (sendo os tipos básicos o biodiesel e o bioetanol), para uma melhor preservação do meio ambiente, porém foi observado que o biocombustível pode gerar sérios danos ambientais. 

A produção de etanol a partir de cultivos diversos teve um significativo crescimento, e com ele os custos para a produção e o consumo de água, tendo os principais produtores  de etanol brasileiros produzido aproximadamente 21,6 mil milhões de litros do combustível em 2011.

Foi realizada uma pesquisa na região canavieira do México, para analisar os impactos atuais e futuros da produção de etanol por meio da cana-de-açúcar. O estudo de caso foi feito no município de Tamazula, com uma população de 109.166 habitantes, onde a zona canavieira possui aproximadamente 15.500 hectares, onde são realizados três sistemas de irrigação: a irrigação por sulco, aspersão e gotejamento.

O estudo foi realizado de fevereiro a setembro, analisando a quantidade de água necessária para a produção do bioetanol. Foi possível observar que a produção do biocombustível teve na região de Tamazula uma demanda por água de 145,7 milhões de m³ por ciclo agrícola.

Com os dados obtidos foi possível analisar  que a decisão de  produzir ou não etanol,  necessita um estudo de cada região canavieira para assim poder ser avaliado as vantagens e desvantagens que essa produção pode trazer a médio e a longo prazo.


Para visualização completa do artigo clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More