About

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Notícia: Nível de mercúrio em águas oceânicas cresce quase 400% em um século e meio, contamina peixes, crustáceos e algas e amplia o risco de danos à saúde humana

Mercúrio: metal tóxico
Caros leitores, o mercúrio é um metal pesado, e por este motivo pode causar sérios problemas ao meio ambiente em caso de contato direto, afetando as plantas, animais e os seres humanos, principalmente se estiver em grandes quantidades. A seguinte notícia corresponde ao aumento de mercúrio em águas oceânicas e como esse mercúrio chega indiretamente e causa danos nos seres humanos. 

Com a globalização e o avanço na tecnologia a quantidade de resíduos produzidos pelo homem vem crescendo significativamente. Causando dessa forma graves problemas para o meio ambiente. Esses problemas vêm crescendo de maneira acelerada e tomam conta do ar, solo e água, em consequência da atitude errônea dos seres humanos.
Atualmente boa parte de pesquisadores ambientais além de estudar os efeitos dos gases presentes no aquecimento global, decidiram se debruçar sobre a poluição que hoje afeta os oceanos. Estes afirmam que além de devido a poluição dos oceanos haver uma redução das áreas e da população marinha, os mares estão se contaminado com mercúrio e ele esta trazendo grandes problemas para este ecossistema.
Segundo um estudo publicado na conceituada revista inglesa “Nature” o volume da concentração de mercúrio em águas oceânicas de até 100 metros de profundidade (consideradas rasas) cresceu aproximadamente 400% em um século e meio. E de acordo com uma pesquisa feita por um centro de pesquisas marinhas nos Estados Unidos, atualmente quase 80 mil toneladas de mercúrio estariam depositados nos mares.
Através da queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão, o mercúrio é liberado na atmosfera, que entra em contato com as águas da chuvas, é carregado para o mar.
A contaminação nos seres humanos pode ser dar por bioacumulação, pois após o mercúrio ser carregado e chegar no mar, a algas absorvem este elemento, os peixes se alimentam das algas, e outros animais se alimentam dos peixes. Desta forma o homem acaba se alimentando desses animais que podem estar contaminados com o mercúrio depositado no mar, e assim se contaminando também.
O consumo de uma grande quantidade de animais contaminados pode levar o corpo humano à uma contaminação crônica, onde o Sistema Nervoso Central é o mais atingido.

Petiano Responsável: Jenyffer Gomes

Fonte: Brasil Escola



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More