About

domingo, 22 de maio de 2016

RESUMO: Degradação e perturbação ambiental em matas ciliares: estudo de caso do Rio Itapicuru-açu em Ponto Novo e Filadélfia

A degradação e perturbação em matas ciliares encontram-se entre os mais frequentes e agravantes impactos ambientais do mundo. Os impactos ambientais causados pelos eventos de degradação e poluição acabam por comprometer cada vez mais os recursos naturais, renováveis ou não, acarretando em um montante de eventos que comprometem os padrões de qualidade de vida humana.

Mata ciliar mais seca do Rio Itapicuru-açu
Dos mais diversos tipos de formações florestais encontram-se os de Matas Ciliares que podem ser considerados como formações vegetais que percorrem ao longo das margens dos cursos de água, cuja função é proteger os recursos hídricos e manter a qualidade destes em equilíbrio constante com a fauna e flora existente na região, exercendo a função de proteção dos rios, influenciando na qualidade da água, evitando assim o processo de erosão das margens e assoreamento dos leitos dos rios.

A degradação ambiental se constitui em uma ameaça constante para a existência de muitas espécies, pois a diminuição contínua das áreas de refúgio e abrigo da fauna, das quais as espécies precisam para viver e reproduzir provoca uma consequente redução de suas populações, ocasionando a extinção de algumas espécies e a raridade de outras. Assim, o desenvolvimento de modelos de desenvolvimento em áreas de matas ciliares, nos preceitos de Desenvolvimento Sustentável, é uma questão que precisa ser mais amadurecida e praticada. 

Petiana Responsável: Rayssa Oliveira
ARTIGO

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More